No Agosto Lilás, casa-exposição Nem Tão Doce Lar chega a Santa Maria de Jetibá

No Agosto Lilás, casa-exposição Nem Tão Doce Lar chega a Santa Maria de Jetibá para promover discussão sobre violência doméstica e familiar

Entre os dias 21 a 23 de agosto, a casa-exposição Nem Tão Doce Lar chega em Santa Maria de Jetibá (ES) visando sensibilizar a sociedade para o tema da superação da violência doméstica e familiar. Trata-se de uma exposição itinerante e interativa que leva ao espaço público a representação de uma casa familiar com pistas que denunciam a violência sofrida por mulheres, crianças, jovens, pessoas idosas, com deficiência e LGBTQIAPN+.





A iniciativa é da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) e em Santa Maria de Jetibá conta com a parceria do Núcleo Margaridas e o apoio da Coordenadoria de Políticas da Mulher, Prefeitura Municipal, Governo do Estado do Espírito Santo e do Sínodo Espírito Santo a Belém da IECLB.

As atividades integram ações alusivas ao Agosto Lilás, campanha nacional, marcada pelo mês de agosto, que faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006. Em 2024, a lei completa 18 anos.

Nos dias 21 e 22, a casa-exposição será montada no Centro de Vivência do Idoso “Luzia Maria Carolina Reblin Berger” (Rua Adolpho Lorenço Ernesto Berger, s/nº – Distrito de Alto Rio Possmoser) e, no dia 23, no Centro de Vivência do Idoso “Emilio Peter Augusto Heinrich Friedrich” (Rua Dalmácio Espíndula, nº 190 – Centro), sempre aberta para visitação pública das 9h às 17h.

Durante a visita, é possível circular por diferentes cômodos da casa, identificar as pistas deixadas nos cenários e, ao final, expor as impressões em uma roda de conversa conduzida por acolhedoras e acolhedores. Há também diversas tarjetas com informações a respeito dos diversos tipos de violência que podem acontecer no ambiente e convívio doméstico e familiar. Desta forma, a exposição sensibiliza, propõe métodos preventivos e incentiva a denúncia.

Além da casa-exposição, a iniciativa conta com Oficina de Formação para pessoas dos equipamentos públicos, visando o fortalecimento da rede de apoio do município. A oficina será realizada no dia 20 de agosto, também no Centro de Vivência do Idoso “Luzia Maria Carolina Reblin Berger”.

Esta é a primeira vez que a Nem Tão Doce Lar chega a Santa Maria de Jetibá, mas não no Espírito Santo: a primeira exposição foi realizada em 2015 em Vitória. Além da capital, já esteve nos municípios de Vila Pavão, em 2016, e Serra, em 2019.

Em 2024, a casa-exposição ainda irá percorrer a capital Vitória e Afonso Cláudio (ES), e as cidades de São Luís, Balsas (MA) e Santa Cruz do Sul (RS).

Sobre a Nem Tão Doce Lar

A Nem Tão Doce Lar envolve uma metodologia de intervenção coletiva para a superação da violência doméstica e familiar, tema tantas vezes invisibilizado e naturalizado. Além de popularizar o debate, busca atuar na incidência pela efetivação de políticas públicas, na constituição de redes de apoio nos municípios e no empoderamento de grupos. O nome Nem Tão Doce Lar faz alusão à citação “Lar doce Lar”, muito comum em casas brasileiras.



A mostra nasceu a partir de uma exposição internacional chamada Rua das Rosas, criada pela antropóloga alemã Una Hombrecher, com o apoio da agência Pão para o Mundo (PPM). A proposta inicial, que tinha ainda uma linguagem europeia, foi apresentada em Porto Alegre, de 14 a 23 de fevereiro de 2006, durante a 9ª Assembleia do Conselho Mundial de Igrejas (CMI).

Essa primeira exposição esteve sob a coordenação da FLD, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e um consórcio de organizações da sociedade civil que atuam denunciando e construindo possibilidades de superação da violência. Posteriormente, a partir de um amplo processo de construção coletiva, a exposição recebeu um enfoque brasileiro.

A Nem Tão Doce Lar já percorreu mais de 95 municípios em 15 estados brasileiros. Para mais informações: https://fld.com.br/ntdl

 

Serviço:

O quê: Exposição Nem Tão Doce Lar

Quando: 21 a 23 de agosto de 2024

Onde: Centro de Vivência do Idoso “Luzia Maria Carolina Reblin Berger” (Rua Adolpho Lorenço Ernesto Berger, s/nº – Distrito de Alto Rio Possmoser), nos dias 21 e 22, e Centro de Vivência do Idoso “Emilio Peter Augusto Heinrich Friedrich” (Rua Dalmácio Espíndula, nº 190 – Centro), no dia 23 / Santa Maria de Jetibá (ES)

Contato: Daniela Silva Huberty – Coordenadora de Comunicação da FLD

comunicacao@fld.com.br / (55) 99959-9842

 



Postagem Anterior Proxima Postagem