Escola de Santa Maria de Jetibá recebe professora de universidade alemã

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Fazenda Emílio Schroeder, localizada no município de Santa Maria de Jetibá, recebeu, nessa quarta-feira (18), a professora doutora, especialista em Sociolinguística e Linguística Aplicada, da Universidade de Greifswald, na Alemanha, Ulrike Stern. O encontro teve como objetivo explorar as práticas culturais e linguísticas do povo tradicional pomerano.





Acompanhada de uma comitiva composta por pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), lideranças locais e políticas, a pesquisadora visitou a escola como parte de sua agenda na cidade, uma região com forte presença da comunidade da costa sul do mar Báltico.


Durante sua passagem pela unidade escolar, além de debater com os alunos sobre o papel da escola na preservação e promoção da cultura ancestral e na formação de uma educação inclusiva e multicultural, o grupo também assistiu a apresentações de canções, danças e teatro em trajes típicos.


O diretor escolar, Jorge Schneider, destacou ainda o compromisso da instituição com o ensino da língua pomerana como disciplina eletiva, sendo ofertada para mais de 300 alunos, desde o 1º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, atendendo 12 comunidades tradicionais.


Fonte: sedu.es

Postagem Anterior Proxima Postagem