Nos dias 1º e 02 de outubro, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) promoveu o Workshop do Projeto Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (NEGESP) para técnicos da Secretaria da Saúde (Sesa), em Vitória, no auditório da Sesa Enseada do Suá.
O evento reuniu representantes dos principais departamentos da secretaria, como Atenção Primária à Saúde, Vigilância em Saúde, Atenção Especializada, Hospitalar, Planejamento, Comunicação, Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), entre outros. O objetivo é fortalecer a segurança do paciente na rede estadual de saúde.
O secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte, abriu os trabalhos destacando a importância da segurança do paciente como um eixo central na qualidade dos serviços de saúde. “Muito importante para nós essa parceria com o Conass, onde podemos desenvolver juntos a inovação nos processos que possam nos tornar um Estado de referência na segurança do paciente. Isso a partir da busca de soluções inovadoras e integradas para oferecer um serviço de saúde público mais seguro e de qualidade para a população”, frisou Duarte.
O treinamento foi aplicado pelas assessoras técnicas do Conass Helaine Capucho, Carla Ulhôa e Cecília Brito. Durante o evento, foi ressaltada a importância de estratégias integradas que unifiquem os diversos setores da saúde, minimizando riscos e melhorando a gestão da imagem institucional. As assessoras do Conass conduziram as discussões sobre a aplicação de ferramentas de gestão da qualidade, como a análise de causa-raiz e o ciclo PDSA (Planejar, Executar, Estudar e Agir), que foram debatidas e aplicadas pelos participantes.
NEGESP
O projeto NEGESP, desenvolvido pelo Conass, visa a impulsionar a governança da segurança do paciente em todos os setores da saúde pública capixaba. A operacionalização do núcleo busca enfrentar um problema significativo: eventos adversos evitáveis que resultam em custos elevados e comprometem a confiança dos pacientes.
Além do impacto financeiro, que pode ser considerável, os danos à saúde afetam diretamente a percepção da qualidade dos serviços. O fortalecimento da segurança do paciente é visto como um elemento essencial para restaurar essa confiança, promovendo uma cultura baseada em práticas seguras e comprovadas cientificamente.
O Projeto NEGESP está estruturado com base em premissas fundamentais, como o apoio aos gestores nas decisões relacionadas à segurança do paciente, à ampliação dessa segurança em toda a rede de saúde e à promoção de uma cultura de práticas baseadas em evidências. O desenvolvimento de indicadores estratégicos e a redução de custos também fazem parte dos objetivos traçados no workshop.
No segundo dia do workshop, foi realizada uma oficina de planejamento que resultou na elaboração de um plano de ação do NEGESP. Esse documento foi construído de forma colaborativa entre as equipes presentes e incluía a definição de requisitos de monitoramento, validação de ações, prazos e responsáveis pela implementação das medidas acordadas.
O encerramento do evento contou com uma reunião entre o secretário de Estado da Saúde e as representantes do Conass para a apresentação dos resultados. Na pauta, estavam a pactuação do plano de ação e os próximos encaminhamentos para garantir a implementação eficiente das estratégias elaboradas.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa