INCLUSÃO: Brigada 21 forma nova turma de brigadistas com Síndrome de Down em Vitória

A segunda turma do Projeto Brigada 21, que capacita pessoas com Síndrome de Down em técnicas de combate a incêndios e primeiros socorros, se formou nesta terça-feira (17), em Vitória. Com 17 alunos, a iniciativa promovida pela Associação Vitória Down e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) reforça a inclusão e proporciona capacitação, oferecendo habilidades que podem salvar vidas e ampliando oportunidades para pessoas com deficiência.



O projeto Brigada 21, criado em 2021, formou sua primeira turma em 2022, capacitando 13 brigadistas após 20 horas de aulas teóricas e práticas. O nome do projeto faz alusão à Síndrome de Down, uma condição genética marcada pela presença de três cromossomos 21, simbolizando a valorização da singularidade e o compromisso com a inclusão.


A emoção e o significado da iniciativa transbordam não apenas entre os participantes, mas também entre familiares e membros da Associação Vitória Down. Para muitos, o projeto representa mais do que uma capacitação – é a concretização de possibilidades que, em outros momentos, pareciam distantes. “A sociedade ainda não acredita que a pessoa com síndrome de down é capaz de tanta coisa quando se da a oportunidade”, declarou a vice-presidente da Vitória Down, Carolina Brancato.


O apoio do Corpo de Bombeiros, de Marcel Carone, idealizador do projeto, e de toda a equipe envolvida tem sido amplamente reconhecido como um marco transformador. Essa iniciativa tem se destacado por abrir caminhos, romper barreiras e evidenciar que, quando oportunidades são oferecidas, as limitações impostas pela sociedade dão lugar à superação e ao protagonismo.


Na cerimônia de formatura, o governador Renato Casagrande foi homenageado pela associação Vitória Down, em reconhecimento ao seu apoio contínuo à causa e à instituição. “Esta é uma brigada maravilhosa, que integra os jovens da Vitória Down. Todos os participantes que estão aqui hoje recebem formação baseada em responsabilidade e disciplina… É uma iniciativa admirável,” destacou o governador ao parabenizar o projeto.



Nesta edição, 17 alunos participaram de cinco aulas, cada uma com quatro horas de duração, mesclando teoria e prática. Rayssa, que é uma aluna assistida pela Vitória Down, diz que a melhor parte do ensinamento foi apagar o fogo – simulação produzida pelos bombeiros para que os alunos tivessem a experiência.


O conteúdo abrangeu instruções de combate a incêndios, primeiros-socorros, sistemas de proteção contra incêndio e pânico, além de evacuação em casos de emergência. A formação não apenas transmite informações essenciais para salvar vidas, mas também promove a prevenção de acidentes e mostra que o conhecimento em segurança pode ser acessível a todos.


Marcel Carone, idealizador do Brigada 21 e empreendedor social dedicado à inclusão, destacou que a formatura da segunda turma representa mais um passo significativo em direção a uma sociedade mais humana, justa e inclusiva. “Um projeto que nasceu no coração e é capaz de alcançar as pessoas com uma mensagem transformadora. Essa é a nossa Brigada 21. Mais uma vez, mostramos à sociedade que, com oportunidades, é possível promover o desenvolvimento e a autonomia de todos.”, afirmou.


Fonte: esemrede.com.br


Postagem Anterior Proxima Postagem