Levantamento do Tribunal de Contas do Estado identificou "deficiências de governança" e ausência de ferramentas para redução dos riscos de desastres naturais.
Em levantamento voltado para a fiscalização da capacidade de prevenção em cidades capixabas, o Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) divulgou nesta quarta-feira (22) uma determinação para que pelo menos cinco municípios elaborem um Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de desastres naturais em até 180 dias.
Segundo o tribunal, um estudo com questionários sobre a atuação e as avaliações sobre a estrutura da Defesa Civil foi feito para todos os 78 municípios capixabas. Entre eles, Brejetuba, Conceição do Castelo, Guarapari, Ibatiba e Marechal Floriano apresentaram fragilidades em ações para diminuição de riscos de desastres.
Em até 180 dias, ou seja, pelo menos até julho, o plano deve ser elaborado com um conteúdo que liste obras prioritárias que devem ser executadas visando reduzir o número de habitantes sujeitos ao risco de desastres. As cidades ainda devem instalar e testar um sistema de alerta aos desastres naturais.
Fonte: A Gazeta